Irlanda, tão perto e tão longe

A Irlanda que por alguns meses esteve tão perto parece agora cada vez mais longe da realidade portuguesa. Após ter recebido uma subida de outlook por parte da S&P, o País recebeu ontem nota positiva da troika na 11ª  e penúltima avaliação regular ao programa, escreve o Wall Street Journal, salientando no entanto que todas as partes reconhecem fragilidade inerente a uma situação de regresso aos mercados.

Segundo o FT, Michael Noonan, o ministro das Finanças, sinalizou ontem de forma clara que o País se deverá candidatar a linha precaucionária em Outubro, a mesmo tipo de apoio a que Portugal aspira candidatar-se.

Sobre Irlanda (via The Irish Economy), e para os que se interessam por política industrial, vale a pena dar uma vista de olhos a este conjunto de artigos publicados pelo TASC, um “think tank” menos ortodoxo que as correntes dominantes. Ali se analisam, entre outros temas, a importância da política fiscal (nomeadamente a taxa de 12,5% de IRC) e o papel do Estado no desenvolvimento industrial.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s