Seis chefes de missão da troika em dois anos é obra

O Governo prometia ir além da troika, mas afinal foi a troika que se excedeu a si própria, pelo menos em número de chefes de missão do programa de ajustamento nacional: seis líderes das negociações (dois da Comissão e quatro do FMI) em dois anos é obra!

Esta semana, o FMI divulgou que Abebe Selassie voltará para o Departamento Africano do FMI, depois de uma passagem por Lisboa de cerca de um ano – imagina-se que boa para o currículo do economista etíope que vai ocupar um lugar de vice-director no Departamento Africano – dando agora lugar a Subir Lall, o homem que no FMI segue as economias holandesa e alemã.

Este é já o quarto chefe de missão do FMI em Lisboa. O primeiro foi Poul Thomsen, um peso pesado do FMI, que está ainda hoje responsável pela Grécia, seguido de Hossein Samei que liderou a terceira avaliação da troika. Só depois chegou Selassie.

Hoje foi a vez da Comissão Europeia anunciar o novo chefe de missão para Portugal: será John Berrigan, director para Estabilidade Financeira e Assuntos Monetários da Direcção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão, que substitui o alemão Jurgen Kroeger, que se irá reformar.

As razões para tantos chefes de missão em tão pouco tempo não são claras, mas uma coisa é certa: enfrentar tantos negociadores não facilita o trabalho do lado português, especialmente a caminho de uma avaliação que, à semelhança da que aconteceu há um ano (quando surgiu a ideia da TSU e o corte de 4 mil milhões na despesa pública), será extremamente dura.

Pelo lado positivo, o País ganha dois chefes de missão conhecedores da crise europeia e em particular de uma das dimensões mais relevantes do enorme problema europeu: ambos são especialistas em temas financeiros.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s