Cartas de amor

Das arrumações de 2013 saltaram dois documentos que marcam a história recente da troika e das correspondências em geral, e que vale a pena arquivar por, entre outras qualidades, confirmarem que as cartas de amor (e não só) têm de ser ridículas.

A primeira carta é de Olli Rehn, o maestro da política financeira europeia, que em Fevereiro escreveu aos ministros das Finanças em tom íntimo criticando um debate central para a política económica actual: afinal quanto é que a austeridade tira ao crescimento. Um excerto:

Gostava de deixar algumas notas sobre um debate que não tem ajudado e que arrisca afectar a confiança que construímos com tanto esforço nos últimos anos em numerosas reuniões noite dentro. Refiro-me ao debate sobre os multiplicadores orçamentais, isto é, ao impacto marginal que uma mudança na política orçamental tem no crescimento económico.

Carta de Olli Rehn, Fevereiro de 2013

A segunda é a inusitada carta de demissão de Vítor Gaspar tornada pública pelos serviços do ministério das Finanças no início de Julho. Uma missiva dirigida ao primeiro ministro Passos Coelho (a quem de resto agradece o apoio dado) mas com Paulo Portas como principal destinatário sombra – de tal forma que líder do CDS se demitiu no dia seguinte. Aqui ficam as linhas finais.

Os riscos e desafios dos próximos tempos são enormes. Exigem a coesão do Governo. É minha firme convicção que a minha saída contribuirá para reforçar a sua liderança e a coesão da equipa governativa.

Pela minha parte, resta-me agradecer o enorme e inestimável apoio que me prestou nestes dois anos de excelente cooperação.

Vítor Gaspar, Julho de 2013

Como diria Álvaro de Campos, “as cartas de amor, se há amor, têm de ser ridículas”.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s