Verão quente

Está a ser um verão quente: o BCE apresentou em Junho um novo pacote de estímulo monetário que inclui compra de dívida de PME; em Julho a Argentina entrou mais uma vez em default (desta vez forçado pela justiça norte-americana) e o BES foi ao fundo; e em Agosto Mario Draghi fez soar o alarme sobre o momento económico na Zona Euro. Estes são os temas dos últimos artigos de opinião no Visto por Dentro, do Negócios.

 O BCE virou keynesiano?

Mario Draghi fez um discurso notável na sexta-feira. Chegou com dois anos de atraso, mas quando está em causa um desastre como o que vivemos na Zona Euro, mais vale tarde do que nunca.

Visto por Dentro, 24 DE AGOSTO

O BES-alegadamente-bom e nossos riscos (I)

O Banco de Portugal (BdP) e o Governo até podem defender que a solução que encontraram é a que mais nos protege como contribuintes (já lá vamos no artigo seguinte). Não podem é dizer, como fez Carlos Costa, que os 4,9 mil milhões de euros “não incluem fundos públicos”. E infelizmente nem sequer podem garantir que não haverá custos para os contribuintes.

Visto por Dentro, 06 DE AGOSTO

BES-alegadamente-bom e os nossos riscos (II)

Sem ter razões para duvidar que Governo e Banco de Portugal se esforçaram para evitar o desastre, o que vimos foi que a música para o BES só parou de tocar quando o BCE fechou a torneira na sexta-feira, e a Comissão entrou em campo para definir as regras do jogo.

Visto por Dentro, 06 DE AGOSTO

Onze questões sobre o BES

À medida que os episódios se sucedem é muito evidente que Ricardo Salgado não pode ser o único vilão; que Carlos Costa e Carlos Tavares não são os heróis que alguns apregoaram; e que o Governo – e a troika – sabem há muito que uma bomba poderia rebentar.

Visto por Dentro, 21 DE JULHO

Devemos chorar pela Argentina?

No momento em que estas linhas forem publicadas estaremos a poucas horas de saber se a Argentina pagará cerca de 800 milhões de dólares em juros sobre as obrigações que reestruturou em 2005 e 2010 envolvendo 93% da sua dívida pública. Em princípio este pagamento não acontecerá, não por falta de dinheiro, mas por decisão dos tribunais norte-americanos.

Visto por Dentro, 29 DE JUNHO

As PME e novos bancos centrais

Está a decorrer um debate fascinante sobre o papel dos bancos centrais na recuperação económica, e em particular sobre a possibilidade de o BCE comprar dívida de PME. Portugal é uma das economias mais interessadas, mas infelizmente é também uma das silenciosas tanto no plano político, como académico.

Visto por Dentro, 01 DE JUNHO

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s